develop your own website

Natureza, ecoturismo e biodiversidade

Aqui você encontra uma flora e fauna rica, nativa, preservada e um dos lugares mais belos deste Brasil.

logo ecoturismo consciente boca da onça ecotour.

Aqui a Natureza mostra toda sua riqueza, sua força e sua beleza!

"Deixa o mundo aqui fora e entra só com tua alma" - Diz a placa que abre o caminho da trilha na Boca da Onça. Aventure-se e se apaixone por um caminho de mata nativa repleta de surpresas, cachoeiras e os lugares mais belos para tirar aquela foto inesquecível.

placa de bem-vindos a trilha da boca da onça, ecoturismo e aventura.

300

Km de comprimento

A fazenda possui características das savanas tropicais com verão úmido e inverno seco.

340

Espécies de Aves

Uma imensa biodiversidade devido a geologia da Serra da Bodoquena e do Pantanal.

50

Tipos de peixes

Piraputanga um dos mais belos junto com os Dourados, Curimbas e Piavuçus.

60

Espécies de Mamíferos

Alguns ameaçados de extinção como a Onça Pintada e Parda, tamanduá e os raríssimos Harpia e Urubu-Rei.

Vamos conhecer a Natureza na
Boca da Onça

A Serra da Bodoquena é a maior extensão de floresta natural preservada do estado do Mato Grosso do Sul.

Flora e Fauna

A Serra da Bodoquena está localizada na área de junção dos biomas: Pantanal, Chaco e Cerrado, na área sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul. Esse fator gerou uma imensa biodiversidade, o qual é a principal causa da exuberância da fauna na região.Na Serra da Bodoquena são conhecidas 340 espécies de aves e 60 de mamíferos. Devido as suas extensas áreas de mata contínua e intocada, você poderá encontrar ameaçados de extinção como: as onças pintada e parda, o tamanduá-bandeira, a lontra, as araras vermelha e a azul, os raríssimos Harpia e o Urubú-Rei, além de bandos de macacos-prego, queixadas, emas e siriemas.

Características

• Extensão: 300 km de comprimento (sentido norte-sul) e 20 a 50 km de largura.
• Altitude: entre 450 a 650 metros.
• Geologia: rochas carbonáticas (calcárias) do grupo Corumbá. O relevo é caracterizado por feições de dissolução como cavernas, rios subterrâneos e cânions.
• Clima: possui características das savanas tropicais com verão úmido e inverno seco. O período de chuva dá-se entre outubro e abril com média de 1500 mm/ano. A temperatura média é de 23º C. No inverno a temperatura varia entre 15º C e 20º C.
• Vegetação: de Cerrado e de Floresta estacional decidual submontana. 

Plantas

A Serra da Bodoquena é a maior extensão de floresta natural preservada do estado do Mato Grosso do Sul. A fazenda Boca da Onça fica na zona de entorno – área de preservação ambiental - do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado no ano 2000, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. O parque é uma extensa área de 76 mil hectares, abrangendo os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.
Caminhando pela mata, você vai encontrar Aroeiras, Ipês de flores roxas (as Piúvas), amarelas e brancas, Ximbuvas, Cedros, Jatobás, Bacuris (palmeira muito apreciada pelos animais), as gorduchas Barrigudas e os cada vez mais raros Jaracatiás (da mesma família do nosso conhecido mamão). 

Galeria da Biodiversidade

A Serra da Bodoquena é conhecida pelos seus atrativos naturais, flora e fauna, sobretudo os seus rios de águas transparentes, repletos de incontáveis depósitos de delicadas e belas “tufas calcárias”, que formam cachoeiras e piscinas naturais. A palavra tufa tem origem nos tempos romanos e era usada para descrever materiais porosos.


Um pouco sobre a história da região.

Cidade de Bodoquena, referência em ecoturismo no brasil.

A cidade de Bodoquena foi distrito da cidade de Miranda e chamava-se Campão até 1982, quando emancipou-se, tornando-se Bodoquena, que na língua indígena significa "Nascente em cima da Serra". 
Site Prefeitura de Bodoquena/MS

Essa região pertence à área do grande Pantanal que os antigos exploradores chamavam de Mar de Xaraés. Aqui ainda vivem os índios Kadiwéu, descendentes da antiga tribo Guaicuru, os únicos guerreiros cavaleiros do Brasil. Nos conflitos, escondiam-se na lateral do dorso dos cavalos para iludir os inimigos, fazendo-os crer que os animais estavam sem montaria.
Os Guaicuru, bravos combatentes que se distinguiram pela liderança e estratégia em ação, ajudaram os portugueses a manter o Brasil para si, durante o século XVI, para que não ficasse sob o domínio espanhol.
Na Guerra do Paraguai (1864-1870), que foi o conflito armado mais longo da América do Sul, os Kadiwéu lutaram ao lado dos brasileiros, razão pela qual tiveram parte de suas terras reconhecidas e hoje vivem na reserva Terra Indígena, na Serra da Bodoquena.
O povoamento das terras próximas à serra teve início somente na década de 1830. Mas foi devido à implantação, pelo governo, de uma colônia agrícola, em 1948, que em 1950, os primeiros colonos se instalaram definitivamente onde hoje é a cidade de Bodoquena.

Últimas Notícias
no Click Animal

A Serra da Bodoquena é a maior extensão de floresta natural preservada do estado do Mato Grosso do Sul.

Mural de fotos dos visitantes

Você foi na Boca da Onça e tirou uma foto e gostaria de compartilhar?
Em breve faremos um mural de fotos aqui no site, mas já estamos recebendo os arquivos. Envie até 3 fotos para contato@bocadaonca.com.br

Não esqueça de colocar no corpo do email as seguintes informações:
Nome completo, sua idade, sua cidade e data da foto.
Assim que a página ficar pronta avisamos você por email.

Boca da Onça Ecotour, ecoturismo e aventura com total segurança e infraestrutura.

"Boca da Onça preserva a vida e a natureza com total responsabilidade"